PHP – Configurando o PHPStorm 7/8 para reconhecer o YiiFramework

Olá pessoal,

Tenho visto que algumas pessoas que usam o PHPStorm 7/8 não estão conseguindo acessar recursos dinâmicos e interno do framework Yii (www.yiiframework.com) em seus projetos. Vou usar como exemplo para este post o projeto open-source que disponibilizei no GitHub e que também usa o Yii Framework:  https://github.com/prsolucoes/PHPDefaultProject/.

Para resolver este problema, a solução é simples e só demanda configuração diretamente pela IDE, porém de forma resumida precisamos “dizer” a IDE aonde está a pasta raiz do nosso projeto e excluir o arquivo “yiilite.php” da indexação do PHP.

Para isso acesse as configurações/settings do seu projeto e procure pelo menu “PHP > Framework Integration”. Marque a caixa “Enable framework integration” e ao lado selecione na lista a opção “Yii”.

Abaixo disso você terá uma treeview contendo as pastas e arquivos do seu projeto. Procure pela pasta “protected” e ao lado do nome da pasta(na coluna da direita da treeview) se você clicar aparecerá uma série de opções possíveis para você dizer à IDE o que esta pasta representa na integração com o YiiFramework, marque a opção “application base directory”.

Agora do lado esquerdo, procure pelo menu “File Types > PHP files (PHP)”. Na parte inferior do lado direito terá uma caixa de texto com a informação “Ignore files and folders”. Edite indo até o final dos arquivos já ignorados, acrescente um ponto e vírgula (caso já não tenha) e adicione o texto “yiilite.php;” (sem as aspas, claro).

Clique em OK na parte inferior da IDE e espere o índice do PHP ser refeito.

Faça um teste com o código de exemplo:

Yii::app()->db->create[aperte control+espaço ou command+espaço se for mac e verifique se aparece os possíveis comandos do Yii]

Segue algumas imagens do processo:

 

Um abraço e até o próximo post pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *